07/11/2019

Dados e Políticas Públicas em debate no IX Seminário Observatórios

O IX Seminário Observatórios aconteceu nos dias 30 e 31 de outubro, e reuniu estudantes, professores e pesquisadores sob o tema "Tecnologias, Dados e Políticas Públicas" no campus da Unisinos Porto Alegre. O Seminário contou com oficinas de capacitação em análise de dados, painéis de debate e apresentação de trabalhos acadêmicos.

A conferência de abertura foi ministrada pelo professor David Moreira, pesquisador da UFPE, que apresentou sua dissertação sobre análise automatizada de conteúdo na língua portuguesa a partir da linguagem 'R', usando como base os discursos de parlçamentares brasileiros desde a época do Império.

O painel "Produção e análise de dados no Brasil e no Rio Grande do Sul: perspectivas críticas" contou com a participação de Luís Eduardo Puchalski, coordenador operacional do Estado do Censo 2020 do IBGE e Tarson Nuñez, pesquisador da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul.

Nas oficinas de capacitação, que aconteceram na sala de informática, o público teve a oportunidade de participar de atividades educativas utilizando as principais plataformas de análise de dados disponíveis hoje em dia. Foram oferecidas oficinas de Introdução à Estatística, Introdução ao Excel, Introdução ao SPSS e Introdução à Linguagem R.

O Seminário foi organizado pela Rede de Observatórios, que reúne diferentes Observatórios com atuação no campo social com o intuito de difundir e compartilhar dados de indicadores sociais referentes às politicas públicas e desenvolvimento sócio-econômico.



  

Contato

Rua Uruguai, 155 / 11º andar - Sala ObservaPOA
Porto Alegre-RS/Brasil - CEP 90010-140
Fone: 55 51 3289-6664 e 55 51 3289-6684
e-mail: observapoa@observapoa.com.br

Newsletter




Desenvolvimento procempa
Prefeitura de Porto Alegre
Prêmio Cidades Sustentáveis