Características

      Indicadores são informações qualificadas que servem como instrumentos fundamentais para avaliar e monitorar determinadas realidades, por meio de dados, percentuais e índices. O Observatório tem por objetivo disponibilizar uma ampla base de dados no intuito de aprofundar o conhecimento sobre os fatores condicionantes das desigualdades socioeconômicas e das demais formas de desigualdade socioculturais, colaborar para a elaboração de políticas públicas adequadas às realidades do município e efetivas na obtenção de resultados sociais, entre outros.
    Os indicadores aqui presentes foram selecionados por meio de um trabalho junto ao Conselho Gestor do OBSERVAPOA que reúne Instituições de Ensino e Pesquisa, representantes de órgãos municipais e do Conselho do Orçamento Participativo.
   Os indicadores disponibilizados para os Mapas Temáticos e para o Porto Alegre em Análise estão agregados por temas. Alguns indicadores abrangem toda a cidade de Porto Alegre não permitindo avaliação por Região do Orçamento Participativo e bairro. Outros indicadores abrangem somente as Regiões do Orçamento Participativo, da mesma forma, não permitindo monitorar por bairro.
    É importante frisar que a cidade ainda carece de inúmeros indicadores importantes, principalmente os referenciados por Regiões e bairros. Dessa forma, está sendo construído um Sistema de Informações Municipais (SIM) da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA) com o objetivo de estruturar um banco de dados com informações dos serviços prestados pela Administração Municipal, bem como de indicadores socioeconômicos gerados pelos órgãos públicos municipais, por bairros e Regiões da cidade. Novas informações serão acrescentadas no site sempre que outorgadas pelo Comitê Gestor do Sistema. Acesse aqui o Decreto 16.966 da criação do Sistema.
   Em Porto Alegre e Seus Territórios  é possível escolher um bairro ou Região do Orçamento Participativo  e visualizar uma síntese de indicadores desse território. Aqui também está disponível a história desses territórios e a localização em relação à cidade.
    Em Mapas Temáticos são apresentados os Serviços e Equipamentos públicos  por área, como assistência social e estabelecimento de Saúde.  Os serviços e os equipamentos estão georefereciados na cidade. Também são apresentados alguns indicadores por Região do Orçamento Participativo ou bairro, e pode-se sobrepor indicador e serviços ou equipamento público. Por meio dos recursos disponíveis em Mapas, é possível visualizar e imprimir os mapas nos níveis geográficos selecionados para os indicadores ou para a cidade. OBS: Aqui as informações estão disponibilizadas em 16 Regiões e 82 bairros conforme desenho da cidade até 2009. Em breve estaremos disponibilizando um novo modelo de Mapa Temático com as 17 Regiões da cidade e 83 bairros.
    Em  Porto Alegre em Análise está disponível uma ampla base de indicadores. Nesse aplicativo podemos acessar Nossos Indicadores, e localizar todos os indicadores disponíveis por tema com o respectivo cadastro (fonte, periodicidade, abrangência geográfica e classificação do indicador), além de disponibilidade de download dos indicadores em tabela Excel. É o denominado  cadastro dos indicadores.
 Em Análises Comparativas selecionamos áreas temáticas e seus indicadores para conhecer o resultado das avaliações, nos anos disponíveis, para a cidade, Regiões do Orçamento Participativo e bairros. Apresenta a classificação das Região e bairros em forma de mapa e tabela. Apresenta a descrição do indicador, a fonte das informações e o valor absoluto quando disponível.
Em Regiões e seus Indicadores estão disponíveis informações sobre o município, Regiões do Orçamento Participativo ou bairro e o resultado de suas avaliações em cada um dos indicadores disponíveis. Dispõe de três tipos de gráficos: Séries históricas, Comparação entre séries históricas, e Classificação geral por indicadores. 



  

Contato

Rua Uruguai, 155 / 11º andar - Sala 20
Porto Alegre-RS/Brasil - CEP 90010-140
Fone: 55 51 3289-6664 e 55 51 3289-6684
e-mail: observapoa@observapoa.com.br

Newsletter




Desenvolvimento procempa
Prefeitura de Porto Alegre
Prêmio Cidades Sustentáveis