18/07/2019

Plataforma compila microdados dos Censos do IBGE

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) desenvolveu a plataforma DataCEM, uma ferramenta que compila e disponibiliza os microdados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante os Censos Demográficos desde 1960. Desta forma, é possível que o pesquisador produza suas próprias tabelas baseadas nos microdados do Censo. O último levantamento do IBGE foi realizado em 2010.

Os microdados do Censo consistem nas informações coletadas pelos questionários dos recenseadores, e podem ser usados para agrupar dados sobre qualquer tamanho de unidade desejado pelo pesquisador - distritos, municípios, microrregiões, mesorregiões, etc. Além das variáveis originais, a plataforma oferece versões harmonizadas e padronizadas, potencializando a comparabilidade da série histórica. 

A grande novidade trazida pelo DataCEM é a disponibilização de dados dos Censos anteriores a 1990, começando pelo levantamento de 1960. É a única plataforma em que estes dados estão disponíveis - o IBGE só oferece os dados dos dois últimos Censos.

O sistema conta também com o WikiDados, que reúne informações para consulta e textos explicativos. Ali é possível entender o processo de harmonização das variáveis, além de um resumo das informações de cada Censo e um guia sobre a utilização dos dados.

A plataforma está acessível neste link.


  

Contato

Rua Uruguai, 155 / 11º andar - Sala ObservaPOA
Porto Alegre-RS/Brasil - CEP 90010-140
Fone: 55 51 3289-6664 e 55 51 3289-6684
e-mail: observapoa@observapoa.com.br

Newsletter




Desenvolvimento procempa
Prefeitura de Porto Alegre
Prêmio Cidades Sustentáveis