21/06/2018

ObservaPOA e CEIC na formação em Geointeligência para Oficiais do Exército Brasileiro

O Exercito Brasileiro realizou contato através do Major Fábio Silva com a Profª Liane Bayard, Coordenadora do ObservaPOA, em meados de maio, para convidar a equipe a fazer parte de um momento de orientação e formação à oficiais que viriam do Distrito Federal no mês de junho. O grupo estaria em curso visitando Porto Alegre, o interesse estava em conhecer como eram trabalhados os indicadores e a geoinformação municipal.

O Observatório demonstrou as ferramentas existentes e indicou a importância que seria uma visitação ao CEIC – Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre, para conhecerem também a estrutura utilizada em momentos de alerta. Aceito o convite, tanto pelo Observatório quanto pelo CEIC, os alunos Oficias vieram a Porto Alegre e tiveram oportunidade, através da apresentação do Coordenador do CEIC, o Major Antônio Osmar da Silva, de conhecer o sistema de monitoramento da Prefeitura Municipal, feito por meio de mais de 1,3 mil câmeras, 24 horas, sete dias por semana, por técnicos de diversas áreas. 

Neste encontro o geógrafo Marcos Cruz, atuante da área de geoprocessamento do ObservaPOA, apresentou aos alunos do Curso de Geointeligência para Oficiais o potencial da plataforma do “Porto Alegre em Análise” com a geoterriorialização dos indicadores para a cidade, regiões e bairros, bem como o “Porto Alegre em Mapas” que armazena e disponibiliza territorialidades, equipamentos e serviços existentes na cidade de inúmeras áreas como por exemplo Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança, entre outras.

Ainda no Rio Grande do Sul o grupo de alunos também visitou outras instituições, inclusive a Base Aérea de Santa Maria. Acreditamos ter alcançado o objetivo da visita ao recebermos com enorme satisfação o Diploma de Agradecimento pela significativa contribuição e valiosos conhecimentos transmitidos, por ocasião da cooperação de instrução para o Curso de Geointeligência para Oficias – 2018, documento emitido pela Escola de Inteligência Militar do Exército Brasileiro entregue ao final dos trabalhos ao ObservaPOA e ao Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre.

Segue abaixo imagens do certificado e dos alunos em visita ao CEIC. 




Foto dos Oficiais: Guga Stefanello/ Divulgação PMPA
Foto do Certificado: Juliana Barbieri / Observa POA



  

Contato

Rua Uruguai, 155 / 11º andar - Sala 20
Porto Alegre-RS/Brasil - CEP 90010-140
Fone: 55 51 3289-6664 e 55 51 3289-6684
e-mail: observapoa@observapoa.com.br

Newsletter




Desenvolvimento procempa
Prefeitura de Porto Alegre
Prêmio Cidades Sustentáveis