23/05/2017

Mapa do ObservaPOA identifica as áreas de vulnerabilidade da capital

Os mapas temáticos disponibilizados no site do ObservaPOA englobam as áreas de cultura, resiliência e vulnerabilidade de Porto Alegre/RS. Entende-se como vulnerabilidade as situações tradicionalmente definidas como de pobreza, sendo assim, o georreferenciamento de áreas de vulnerabilidade contém os diversos tipos de assentamentos irregulares existentes na cidade, como vilas e aglomerados subnormais. O mapa pode ser acessado através da aba Mapas –> Temáticos -> Vulnerabilidade, ou clicando aqui.
 
Esta ferramenta permite localizar tais áreas e possibilita filtros e zoom para uma melhor visibilidade. É possível identificar as regiões com aglomerados subnormais, ou seja, as unidades habitacionais caracterizadas por ausência de título de propriedade e pelo menos uma característica irregular, como carência de serviços públicos essenciais e/ou irregularidade das vias de circulação e do tamanho e forma dos lotes. Também é demarcado as vilas, áreas de risco e ocorrências da Defesa Civil, como desabamento, incêndio, alagamento, destelhamento entre outros. Também está localizado no mapa os condomínios e residências construídos pelos projetos sociais do governo.
 
O mapa das Áreas de Vulnerabilidade foi elaborado para subsidiar o Projeto Porto Alegre Resiliente ao reunir níveis de dados disponíveis que conseguissem facilitar os usuários na identificação das localidades mais fragilizadas de Porto Alegre. Este instrumento tem sido bastante utilizado, contabilizando hoje mais de 2.915 visualizações. Nesta divulgação, contempla-se uma perspectiva essencialmente espacial de tais aglomerados, através do google maps, com base nos dados do IBGE, DEMHAB, Defesa Civil e IPEA aos quais se somaram imagens de satélite e fotografias.
 
Para Liane Bayard, responsável no ObservaPOA pelo georreferenciamento dos mapas, o georreferencimento de informações tem sido um meio cada vez mais utilizado para ampliar o conhecimento de um determinado território sobre um tema específico: “dá auxílio no planejamento de ações e na tomada de decisões por parte da gestão pública e fundamentalmente subsidia estudos acadêmicos ou pesquisas em geral”, explica Liane. 


  

Contato

Rua Uruguai, 155 / 11º andar - Sala 20
Porto Alegre-RS/Brasil - CEP 90010-140
Fone: 55 51 3289-6664 e 55 51 3289-6684
e-mail: observapoa@observapoa.com.br

Newsletter




Desenvolvimento procempa
Prefeitura de Porto Alegre
Prêmio Cidades Sustentáveis