24/07/2017

Workshop propõe a aplicação de uma nova forma de enfrentar a resiliência de Porto Alegre

Nos dias 18 e 19 de julho ocorreu em Porto Alegre o Workshop City Resilience Index. Desenvolvido pela Arup Group com o apoio da Fundação Rockefeller, o Workshop teve o objetivo de coletar dados e informações relevantes sobre a rede de instituições, os programas de infraestrutura e serviços de nossa cidade para a construção do CRI - Índice de Resiliência de Porto Alegre.
 
Realizado com o apoio das Coordenações de Informações Socioeconômicas, Relações Internacionais e Resiliência da Secretaria Municipal de Relações Institucionais de Porto Alegre, o Workshop contou com a representação de vários gestores e técnicos de diferentes Secretarias Municipais. Através de perguntas motivadoras, e reunidos em grupos, os 48 participantes debateram temas como mobilidade, economia, leis, planejamento, gerenciamento de saúde e meio ambiente, gestão de desastres, entre outros. 
 
Porto Alegre, uma das 100 Cidades Resilientes, é a primeira cidade onde a ARUP usa esta metodologia para a coleta e sistematização dos dados focada na aplicação do CRI. Segundo o consultor da ARUP Jose Manuel Ahumada, assim espera-se obter um retrato fiel do momento atual da resiliência em Porto Alegre, que ajudará as autoridades, gestores e diferentes atores a entender melhor quais desafios e o potencial de resposta da cidade.
Ao término dos trabalhos, o consultor da Arup José Manuel Ahumada e a consultora Gabriela Antunes, registraram intensa satisfação com a eficiência, qualidade e agilidade de trabalho das Coordenações da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, que organizaram e acompanharam, não só o Workshop dos dias 18 e 19, mas todo o trabalho desenvolvido em parceria com a ARUP durante a semana.
 
Durante esta semana, em visita à Gerência de Informações Socioeconômicas, os consultores tiveram a apresentação do site do ObservaPOA, indicadores e mapas com dados municipais e equipamentos georreferenciados e das plataformas do IDHM e do IVS. 
 
O resultado desta etapa do trabalho é esperado para o mês de setembro quando a ARUP estará novamente em Porto Alegre para apresentação do índice da cidade e continuidade do trabalho. Para conhecer mais sobre o assunto, clique aqui para ver a apresentação usada no Workshop. A Prefeitura de Porto Alegre também realizou uma matéria sobre o assunto, clique aqui para ler.

Veja abaixo fotos do evento:


Jose Manuel Ahumada, consultor da ARUP. Foto: Marcos Alexandre/ObservaPOA


Gabriela Antunes, consultora da ARUP. Foto: Marcos Alexandre/ObservaPOA


Foto: Marcos Alexandre/ObservaPOA


Foto: Marcos Alexandre/ObservaPOA


Foto: Marcos Alexandre/ObservaPOA


  

Contato

Rua Uruguai, 155 / 11º andar - Sala 20
Porto Alegre-RS/Brasil - CEP 90010-140
Fone: 55 51 3289-6664 e 55 51 3289-6684
e-mail: observapoa@observapoa.com.br

Newsletter




Desenvolvimento procempa
Prefeitura de Porto Alegre
Prêmio Cidades Sustentáveis