Atlas do Desenvolvimento Humano

 O Atlas é uma produção do Observatório da Cidade de Porto Alegre que tem por objetivo disponibilizar um instrumental de análise que possibilite conhecer em profundidade diversos aspectos da realidade socioeconômica em níveis geográficos de município e intramunicípio para a Região Metropolitana de Porto Alegre.
 O Atlas contém um conjunto de indicadores, para os anos de 1991 e de 2000, obtidos através dos questionários dos censos demográficos do IBGE. São mais de 100 indicadores para os dois anos considerados, agrupados nos seguintes temas: Demografia, Educação, Renda, Habitação, Vulnerabilidade, Trabalho, População e Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
  O Atlas apresenta também o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM e os subíndices que o constituem. O IDH sintetiza o nível de sucesso atingido pela sociedade quanto a três necessidades básicas e universais do ser humano: educação, longevidade e renda. 
  Uma condição para a construção do Atlas é a formação de Unidades de Desenvolvimento Humano -  UDHs, que são agregações de setores censitários que atendam às exigências do IBGE para extração dos indicadores. As UDHs são aproximações dos bairros constituídos (por lei) ou reconhecidos (identificação popular).  A constituição e a identificação das UDHs de Porto Alegre envolveu o Departamento Municipal de Habitação e a Secretaria do Planejamento Municipal, bem como os atores sociais que conhecem as regiões da cidade.
  A Região Metropolitana de Porto Alegre ficou dividida da seguinte forma: Porto Alegre com 163 UDHs; dos demais municípios da Região, 17 municípios ficaram com 154 UDHs e 13 municípios sem população suficiente para divisão em UDHs.
  A construção do Atlas é resultado de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD. Também contou com a participação da Fundação João Pinheiro, a colaboração do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional - Metroplan, e a participação técnica da Gerência  de Informações da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local.

 Para baixar em seu computador o Atlas do Desenvolvimento Humano da Região Metropolitana de Porto Alegre, clique nos seis arquivos abaixo e salve no seu computador. Quando tiver feito o dowload de todos eles, dê um duplo clique no arquivo AtlasRMPOA.exe para iniciar o processo de instalação.

Arquivo1, arquivo 2, arquivo 3, arquivo 4, arquivo 5, e AtlasRMPOA.exe.

Acesse aqui o livro publicado do Atlas.

Acesse aqui o texto: Porto Alegre Desigual: os vários retratos de uma metrópole.


 



  

Contato

Rua Uruguai, 155 / 11º andar - Sala ObservaPOA
Porto Alegre-RS/Brasil - CEP 90010-140
Fone: 55 51 3289-6664 e 55 51 3289-6684
e-mail: observapoa@observapoa.com.br

Newsletter




Desenvolvimento procempa
Prefeitura de Porto Alegre
Prêmio Cidades Sustentáveis