Geoprocessamento, Arquivos e Shapes

O que é georreferenciamento?

        É a obtenção exata de um local (escola, posto de saúde, etc) baseados em suas coordenadas, onde através de software específico, chamado de SIG (Sistema de Informações Geográficas) pode ser gerado um mapa para visualizar onde se encontra este local e em conjunto com outros dados georreferenciados é possível tecer análises, gestão ou representação do espaço.

O que é shapefile?

        Um shapefile é um arquivo que descreve geometrias espacialmente, como pontos, linhas e polígonos, que podem por exemplo, representar casas, ruas e bairros. Cada item pode ter atributos que o descreve, como número de residentes por casa ou nome para as ruas e informações agregadas conforme disponibilidade e coerência temática. Para usar e visualizar esses documentos, é necessário um software específico de georreferenciamento.

Softwares disponíveis para leitura de shapefiles

Links de acesso para donwload:

link de download QGis 

http://www.qgis.org/pt_BR/site/forusers/download.html

http://www.esri.com/software/arcgis/explorer/arcexplorer

http://www.dpi.inpe.br/terraview/php/dow.php?body=Dow

http://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/download.php


Shapes disponíveis:

     Com o intuito de disponibilizar informações sobre as bases territoriais georreferenciadas em shapefile adotadas na cidade segue a lista em ".zip" para download:

  A divisão adotada no site do ObservaPOA e para as territorialidades do OP é a aprovada pelo Conselho do Orçamento Participativo em 1997, compatível com o Plano Diretor (PPDUA, LC 434/99). A regionalização  é relativa ao Projeto de Lei Nº 031/98 que inclui áreas indefinidas do território urbano e compatibiliza as regiões da cidade.

  As divisões adotadas pelo IBGE para disseminar os dados do universo e da amostra dos Censos Demográficos estruturam para Porto Alegre as menores frações territorial utilizadas. Os indicadores produzidos por esta fonte são divulgados através desta espacialização.

 O planejamento da cidade está pautado em seu Plano Diretor  de Desenvolvimento Urbano Ambiental- PDDUA e Porto Alegre foi dividida em oito Regiões de Gestão do Planejamento (RGPs), onde em cada uma delas foi criado um Fórum Regional de Planejamento.

  • Regiões de Gestão do Planejamento - regiõesdeplanejamento

Créditos: Os arquivos aqui organizados são disponibilizados através do Sistema de Informações Municipais

 oriundos de informações fornecidas por todas as secretarias do município.

      
    O ObservaPOA está em processo de aperfeiçoamento dos dados inseridos nos mapas na tentativa de manter o maior número de níveis de informações possíveis disponibilizadas e atualizadas periodicalmente. Com a finalidade de facilitar o acesso às informações além de dispor dos dados em “shape” também organizamos uma série de mapas em pdf direcionados a todos usuários do site que precisem de dados previamente organizados das espacialidades da cidade, bastando apenas escolher a área desejada. Desta forma dados passam a ter acesso mais rápido e formato amigável tornando-se útil à população em geral. Acesse aqui arquivos pdf ou xlsx: 

  1. Humaitá / Navegantes 
                2. Noroeste 
                3. Leste
                4. Lomba do Pinheiro
                5. Norte
                6. Nordeste
                7. Partenon
                8. Restinga
                9. Glória
              10. Cruzeiro
              11. Cristal
              12. Centro Sul
              13. Extremo Sul
              14. Eixo Baltazar
              15. Sul
              16. Centro
              17. Ilhas
  • Bairros por Região do Orçamento Participativo:
                1. Humaitá / Navegantes
                2. Noroeste
                3. Leste
                4. Lomba do Pinheiro
                5. Norte
                6. Nordeste
                7. Partenon
                8. Restinga
                9. Glória
              10. Cruzeiro
              11. Cristal
              12. Centro Sul
              13. Extremo Sul
              14. Eixo Baltazar
              15. Sul
              16. Centro
              17. Ilhas

    

   Em dezembro/2014 foram disponibilizados os mapas com as UDH-M - Unidade de Desenvolvimento Humano Municipal, após o lançado o Atlas de Desenvolvimento Humano Metropolitano 2010. O ObservaPOA foi colaborador desta publicação contribuindo com a nomenclatura e divisão do território da cidade em 335 unidades que,  através da possibilidade de consulta de 230 indicadores, na plataforma online disponível, demonstram as desigualdades intraurbanas existentes em Porto Alegre.

   O IPEA sob o mesmo modelo de plataforma lançou em setembro de 2015 o Atlas de Vulnerabilidade Social que pode complementar dados de pesquisas que tenham este foco. Valendo a pena conferir.

Links sugeridos:

Mapa Mundi pelo IBGE; - GOOGLEIBGE Cidades - Porto Alegre; FEEDADOS .

Sugerimos que para visualização dos mapas em kmz, que em breve disponibilizaremos, os usuários que desejarem façam download do aplicativo Google Earth

Desde o início de 2015 este aplicativo é gratuito facilitando  o acesso a mapas elaborados para esta plataforma de informações georreferenciadas. Desta forma acreditamos tornar mais objetivo o manuseio das informações produzidas pela Prefeitura Municipal para todos.

 




  

Contato

Rua Uruguai, 155 / 11º andar - Sala 20
Porto Alegre-RS/Brasil - CEP 90010-140
Fone: 55 51 3289-6664 e 55 51 3289-6684
e-mail: observapoa@observapoa.com.br

Newsletter




Desenvolvimento procempa
Prefeitura de Porto Alegre
Prêmio Cidades Sustentáveis