25/07/2017

9º Festival de Inverno de Porto Alegre incentiva a literatura na capital

Após três anos, o Festival de Inverno de Porto Alegre retorna à capital. A 9º edição do Festival, que teve início ontem e vai até o dia 02 de agosto, conta em sua programação com mais de 60 atividades nas áreas de literatura, música, moda, gastronomia, mídia, dramaturgia e história. O evento acontece no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (CMC) e na Cinemateca Capitólio Petrobras.
 
Nesta edição, realizada pela Coordenação do Livro e Literatura (CLL), o evento traz diversas atividades literárias, como o curso Escritores Gaúchos em Ação, que vai reunir autores da nova geração em atividade no cenário gaúcho, além de cursos sobre Gabriel García Márquez, Simone de Beauvoir, Florbela Espanca, entre outros. 
O festival ainda oferece ainda em sua programação palestras com nomes importantes de historiadores e jornalistas - como Leandro Narloch, Mônica Waldvogel, Susana Saulquin, Martín Kohan, Luiz Arthur Nunes, Ariel Schettini, Voltaire Schilling e Matéi Visniec. Ao longo da semana, uma feira vai reunir livreiros independentes no Centro Municipal de Cultura. Veja a programação completa do 9º Festival de Inverno de Porto Alegre clicando aqui.
 
Iniciativas como estas são necessárias para a divulgação e fomento da prática da leitura entre os portalegrenses. A pesquisa Usos do tempo livre e práticas culturais dos porto-alegrenses, publicada em 2015 pelo Observatório da Cultura da Secretaria Municipal de Cultura da Porto Alegre, apontou que pouco mais de um terço (35,2%), dos 1,2 mil entrevistados que residem em Porto Alegre, afirmaram ter lido pelo menos um livro, inteiro ou em parte, nos últimos treze meses. Entre os 35,2%, a maior parte costuma ler jornais (24,8%) e livros (24,2%) com frequência. Além disso, 28,4% dos entrevistados afirmaram não ter muito gosto pela leitura. Você pode acessar a pesquisa completa acessando o link aqui
 

Dados extraídos da pág. 56 do relatório final da pesquisa.
  


  

Contato

Rua Uruguai, 155 / 11º andar - Sala 20
Porto Alegre-RS/Brasil - CEP 90010-140
Fone: 55 51 3289-6664 e 55 51 3289-6684
e-mail: observapoa@observapoa.com.br

Newsletter




Desenvolvimento procempa
Prefeitura de Porto Alegre
Prêmio Cidades Sustentáveis