30/11/2017

Seminário dos Observatórios da América Latina: debates e articulações

O Seminário Observatórios Sócio-Territoriais da América Latina: avanços e desafios ocorreu nos dias 30 e 31 de outubro na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires, na Argentina. Com participantes como Carolina Mera, diretora do Instituto de Pesquisa Gino Germani (UBA); Nicolás Rivas, diretor de Trabalho Social (UBA); Gustavo Kohan, diretor do Instituto Del Conurbano (UNGS); e Hugo Arrillaga, representante da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), a mesa, integrada por representantes das instituições organizadoras, destacou a importância da articulação entre os observatórios.
 
Este evento foi organizado para a criação de uma Rede de Observatórios da América Latina, a partir de um acordo de cooperação entre quatro universidades da Argentina, Uruguay, Colômbia e Chile – que possuem observatórios ou grupos de estudos territoriais, a fim de fortalecer o trabalho por eles desenvolvidos. 
 
O Seminário contou com a exposição de 25 experiências de Observatórios, institutos e centros de estudos de universidades públicas e privadas, além de governos de províncias locais. As temáticas dos trabalhos apresentados incluíram aspectos sociais e econômicos; conflitos sociais; acesso e análise de informação pública; institucionalidade; estudos eleitorais e integração regional; entre outros. 
 
O Brasil participou através da apresentação inicial que ficou a cargo do Observatório das Metrópolis/RJ que, através de seu Coordenador Luiz Queiroz, contou a trajetória e o desenvolvimento das atividades, pesquisas e produções realizadas. Veja a apresentação do Observatório das Metrópolis aqui. O Observatório da Cidade de Porto Alegre – ObservaPOA demonstrou o balanço dos seus 11 anos de atuação e comprometimento com a democratização da informação local. Veja a apresentação do ObservaPOA na íntegra clicando aqui. O Escritório Regional do Observatório Internacional de Democracia Participativa da América Latina lançou o edital para a Revista AL  nª1 (versão do edital em espanhol), que pretende ser um instrumento de divulgação para produções destas redes e pesquisas dos Observatórios.

(Fonte: Rede dos Observatórios)
 
 
Além disso, foram apresentados os trabalhos sobre aspectos teóricos e metodológicos, sobre estratégias relativas à comunicação, difusão e visualização de dados. A coordenação esteve a cargo de membros dos observatórios, com uma metodologia de reflexão sobre a experiência própria, acertos, dificuldades e desafios.
Ao final, foi sugerida uma agenda de trabalho comum, com o propósito de continuar formalizando a Rede de Observatório Sócio-Territoriais da América Latina. Saiba mais do evento clicando aqui.
 


  

Contato

Rua Uruguai, 155 / 11º andar - Sala 20
Porto Alegre-RS/Brasil - CEP 90010-140
Fone: 55 51 3289-6664 e 55 51 3289-6684
e-mail: observapoa@observapoa.com.br

Newsletter




Desenvolvimento procempa
Prefeitura de Porto Alegre
Prêmio Cidades Sustentáveis